Web Analytics

Páginas

tradutor

tradutor de site
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

segunda-feira, 27 de abril de 2015

as dez

As dez Sephirot


(Dez sephirot do Nada, sua visão é como o aparecimento do relâmpago,seu limite não tem fim, e seu mundo neles está correndo/fugindo e retornando, eles correm para ele dizendo como um redemoinho, e perante seu trono eles se prostram).
- Kplan
(O aparecimento das dez esferas saídas do nada é como o clarão de um raio, sem um fim. Sua palavra está nelas, quando elas vão e voltam; elas correm por sua ordem como u redemoinho e humilham-se diante de seu trono).
-Kalish

0 – O Ayin Soph Aur (O todo, o absoluto).

O universo, a soma total de todas as coisas. A causa sem causa. Segundo o Zohar: “Antes de haver criado nenhuma forma no mundo, antes de haver produzido nenhuma forma, ele estava só, sem forma, sem assemelhar-se a nada. Quem entenderia como ele era então, antes da criação já que ele não tinha forma?
O Ayin não pode ser compreendido pelo intelecto nem descrito por palavras, pois não há nenhuma letra nem palavra para reprensentalo.
Segundo a tradição Kabalística, no princípio só havia Deus, o Nada Absoluto, o Ayin, então ele desejou ver a si mesmo e para isso se contraiu para que o espaço que deixou se tornasse à existência, o Tudo Absoluto, o Ayin Soph. Esse Tudo Absoluto precisou de uma estrutura para se manifestar harmoniosamente, para isso formou-se dentro do Tudo Absoluto um esquema chamado Árvore da Vida, numa seqüência de quatro mundos ou realidades interconectadas chamadas: ATZILUT “o mundo das emanações”, BERIH “também chamado de KHORSIA visto em Gênesis 1”, YETZIRA “O mundo formativo visto em Gênesis 2,7”, ASSIAH “o mundo material em Gênesis 3,22”. Cada mundo possui dez “vasilhas” ou “receptáculos” que recebem a luz divina e fazem circular pelo universo, essas vasilhas são chamadas de Sephirot.cada mundo é uma cópia semelhante a outro e diferenciado apenas pela vibração espiritual que se aproxima de Deus.
Essa conexão entre os quatro mundos é conhecida como a escada de Jacó, e está interiorizada dentro de cada ser humano, e também em cada reino ou planeta, em cada manifestação de Deus ou ser humano em conexão com a vontade divina. Assim, esses quatro mundos representam também as quatro interpretações da bíblia: a literal (letra-ação); alegórica (espírito-formação); metafísica (alma humanacriação) e a mística (alma divina-emanação).
Essa estrutura cabalística do universo é representada alegoricamente pela passagem de Adão e Eva e Caim e Abel. Em todos os planetas do universo se repetem, de acordo com seu nível espiritual, a saga de Adão e Eva que representam um arquétipo universal da alma jovem, ingênua ou recém caída na matéria, Caim e Abel representam o caráter ou nível espiritual da humanidade que vem ao plano físico, sendo Caim as almas de menor freqüência espiritual por que seus desejos são dominados pela matéria, quanto que Abel representa os de maior freqüência espiritual.
Na numerologia o zero representa o embrião, a eternidade, a
idéia, o círculo infinito. O zero contém o espaço propício para se plantar e semear uma semente. O homem e tudo que o envolve. O microcosmo e o macrocosmo. O todo.

1 – Keter (A coroa)
O primeiro caminho é chamado de inteligência admirável ou
oculta, por que é a luz que dá o poder de compreensão do primeiro princípio, que não tem começo. E é a glória primária, por que nenhum ser criado pode alcançar sua essência. A raiz de todas as coisas. Centro de energia espiritual, indivisível; o Macroposopus (grande rosto). A coroa, o poder equilibrador.
Na numerologia 1é a semente do embrião círculo, o homem
“princípio ativo”, a origem, a força para gerar algo, a unidade.
O um representa a fonte geradora da ação, do pensamento. Sua ligação é com o “meu”, com o indivíduo, a mulher e o filho. O pioneirismo de idéias, de estímulo, de objetivos é a grande mola propulsora deste número. É independente e por conseqüência necessita de liberdade para desenvolver sua vida. O desconhecido, que para muitos é um desafio intransponível, para o numero 1 torna-se uma aventura de prazer. O ego do numero 1 é expressivo, causando problemas ao gerar constantemente vibrações negativas de seu temperamento como orgulho, arrogância e vaidade excessiva. O temperamento pode ser colérico e com humores instáveis sem motivos aparentes. O autoritarismo gera insegurança e distúrbios emocionais. Carece da necessidade da descentralização de si mesmo tentando perceber e valorizar os demais.Sem vocação pra bobo, o um está sempre pronto a quebrar as correntes e começar de novo.
Anos de numero 1 são inícios de novos ciclos, começos e muita ação. É ano de estabelecer objetivos. Pessoas 1 adoram iniciar coisas também. Detestando as repetições, dotadas de inesgotável energia e originais em tudo, as pessoas 1 não se acomodam facilmente. Usada de modo adequado um é uma energia por trás de novas invenções. Pessoas 1 são os líderes, aqueles que inspiram os outros. Se a energia do 1 se voltar para dentro, ela tornará egoísta e alto indulgente, irracional e facilmente irritável.
Profissões favoráveis: Professores e inventores
2 – Chokmah (A sabedoria)
O segundo caminho é chamado de inteligência iluminadora.
É a coroa da criação, o esplendor da unidade, igualando-a. está exaltadaacima de todas as cabeças, e é chamada pelos cabalistas de (a segunda glória). O reflexo de si mesmo. O pai. O zodíaco. A magia. O elemento ativo vital da existência. A sabedoria, equilibrada em sua ordem imutável pela iniciativa da inteligência. Na numerologia, o 2 representa o dualismo, a mulher, o sentido de “minha”, a união. São forças opostas que trabalham equilibradamente representando uma sensibilidade e timidez, que resultam em um temperamento emotivo, sugerindo a necessidade de trabalhar em grupo para sentir segurança e desenvolver a capacidade favorável.
Suas qualidades sempre são destacadas pela tolerância, cooperação e bondade. Gentil, preferindo uma existência organizada, o 2 está sempre em busca do equilíbrio e faz um esforço pessoal para contribuir para esse estado no mundo. Anos de numero 2 são tempos de recuperar o equilíbrio, ano de espera e meditação, ano de fazer parcerias e evitar mudanças. A energia do 2 é sempre calmante. Sem precisar
fazer alarde, os 2 são contribuições silenciosas a qualquer ambiente.
Sensíveis e com pendor artístico, os 2 devem cuidar para não serem tolerantes demais com os outros, que podem mesmo tentar aproveitarse de sua natureza bondosa.
Profissões favoráveis: Diplomatas, políticos músicos e artistas plásticos.
3 – Binah (A compreensão)
O terceiro caminho é chamado de inteligência santificada ou
fundamento da sabedoria primordial. É chamado também de criador da fé, e suas raízes estão em amém. É autor da fé, de onde emana a fé.
A compreensão, a mãe. O poder construtivo que executa. A ilusão (Maya). O grande mar. O veículo de cada fenômeno possível. A ultima sephira antes do abismo (Daat). A inteligência ativa, equilibrada pela sabedoria.
Na numerologia o 3 representa ainda o “meu”, a continuidade, o futuro, a perfeição, a resolução e a conclusão de seu poder sobre a matéria. O filho.
O 3 define o grande poder da criatividade, da palavra, da forma de expressão qualificada e da ação positiva. Este número projeta os sonhos, planeja e os concretiza com beleza e intelectualidade. O talento pessoal é um fator de aliança para se alcançar o sucesso, destaque pessoal e superar os obstáculos. É um número sensível e instável, pois
passa de um raciocínio a outro com uma naturalidade brilhante.
Mudanças de humor surgem no mesmo ritmo. Animado alegre e criativo, o 3 é interessante e adorável. Um ano 3 é um tempo de agradáveis encontros e acontecimentos sociais, e não se deve esperar que nem o ano nem a pessoa se preocupem com detalhes, é um ano de expansão, alegria, de contatos sociais e comerciais. Tendo um número enorme de conhecidos, o 3 é também voltado para família, adorando juntar as pessoas e ver todos felizes. Toda essa diversão pode significar também que pouco ou nada é feito na vida, e o 3 deve estar atento para não desperdiçar tempo.
Profissões favoráveis: Artistas e vendedores
Abismo, Daat – (O conhecimento).
Daat é a esfera onde toma forma à força pura. É, portanto a forma mais elevada do mundo das formas. Daat, considerado como sephira é uma concepção relativamente moderna. É mencionada nos primeiros escritos cabalísticos, mais é considerado como a conjunção dos princípios masculino/feminino de Deus, Chokmah e Binah. Realmente, os textos antigos estabelecem de maneira mais explicita que há dez santos Sephirot, não nove, não onze, senão dez. sem duvida a investigação moderna conduziu a evidencias suficientes como que para justificar que se considere uma sephira por direito próprio, ainda que de modo especial.
É denominada, portanto, de Sephira invisível, e Crowley sugeriu que poderia ser considerado anterior, como em outra dimensão, com relação aos demais Sephirot.
4 – Chesed (A misericórdia)
O quarto caminho pe chamado de inteligência receptiva por que contém todos os santos poderes. E dela emanam todas as virtudes espirituais com as mais exaltadas essências. Elas emanam uma da outra por virtude da emanação primordial, a coroa mais elevada, “Keter”. A misericórdia. A matéria, as quatro direções do espaço. Majestade e grandeza. A inteligência receptiva. A misericórdia, segundo a concepção da sabedoria, sempre benfeitora por que é forte.
Na numerologia o 4 representa a casa, a estabilização, a organização, a terra que permite ser semeada criando um espaço de harmonia e tranqüilidade. O sentido de “meu” passou a ser “você”. O concreto, a base e a solidariedade são terrenos em que atua a solidez do 4. Confiança e bom senso são características deste número. Podem estabelecer uma teimosia considerável por puro capricho. São amigos e
disciplinados e colocam o valor moral acima de todo e qualquer julgamento de comportamento.
Terreno e quadrado como o número indica, 4 é a energia por trás das realizações concretas o ano quatro é a energia por trás das realizações concretas. O ano 4 é um tempo de meticulosidade, ano de trabalho duro, de problemas de ruptura, organização e produtividade. A vida de um 4 é de considerável aplicação de esforço. Mais satisfeito com um sentimento de realização de objetivos do que com diversões, o 4 precisa aprender a relaxar; estar ao ar livre em contato com a natureza é a atividade que mais descansa um 4. Portanto, conseguir que ele pare a cheire as flores ou caminhe na natureza é uma ótima idéia.
Profissões favoráveis: Políticos e arquitetos.
5 – Gebura (A severidade)
O quinto caminho é a inteligência radical por que se assemelha a unidade, unindo-se com Binah, o entendimento, que emana das profundidades primordiais de Chokmah, a sabedoria. Reflexo de Binah; fortaleza ou poder. “O homem é a paz, a mulher o poder”.
Nephtis. A queda. Perseverança, à vontade “Télema”. O rigor necessitado pela própria sabedoria e pela bondade. Sofrer o mal é impedir o bem.
Na numerologia o 5 representa a saída, outras direções e dimensões, a expansão, a necessidade de ir além dos limites seguros e propostos, a aventura, que gera novos ideais, que deriva em obras materiais importantes e significativas para humanidade.
O “meu” desligou-se da sua natureza e atingiu o outro. A necessidade interior de mudanças para o novo, trazendo a versatilidade à tona, é o objetivo deste número que persegue suas metas impulsivamente. Tem poder de carisma e bem as atenções do público, atraindo todos principalmente por sua coragem, vitalidade e determinação.
Exploração, experiências, expansão; O 5 não consegue esperar para sair de onde quer que esteja. Uma energia de mudanças e movimento, o ano de número 5 anunciará a chegada de novas tendências, ano de mudanças, aventuras, ano de abandonar o que é velho, tudo que não lhe tem mais serventia. As pessoas cinco precisam do novo constantemente em suas vidas, tendo apenas que levantar e
sair, ver uma parte diferente do mundo. O 5 nem cogita dividir o aluguel de uma casa de veraneio! Se não tiver a possibilidade de conseguir a mudança que precisa, o 5 irá se lamuriar e ser uma triste e chata companhia aos outros.
Profissões favoráveis: Vendedores, pesquisadores e desportistas.
6 – Tiphereth (A beleza)
O sexto caminho é a inteligência mediadora, por que nela estão multiplicados os influxos das emanações; pois faz que essa influência flua a todos as reservas das bênçãos com as quais estão unidas. A mais alta manifestação da vida ética, a soma de tudo o que é bom, em resumo, o ideal. O equilíbrio entre o espírito e a matéria. A fênix e o pelicano. A beleza, concepção luminosa do equilíbrio nas formas, o intermediário entre a coroa e o reino, o princípio mediador entre o criador e a criação.
Na numerologia o número 6 representa a necessidade de comunhão, de acordos, de expansão emocional. Trabalha com muitos ao mesmo tempo sabendo importar-se com todos, cada qual em seu devido tempo.
O número 6 é o mais emotivo e sensível dos números, faz com que todos ao seu redor se estabilizarem em um ambiente de companheirismo e amizade. Gera a segurança e beleza, muito embora os seus regidos necessitem de elogios constantemente. É prudente e altruísta.
Basicamente feliz e equilibrado, o único divisível tanto por números pares (dois) quanto ímpares (três), o 6 tem um senso intuitivo de adequação. Durante um ano 6, parece que todo mundo percebe que todo mundo percebe que vive junto com os outros no mesmo planeta e se esforça para fazer desta convivência uma experiência mais agradável, é um ano bom para o amor e a harmonia de todos os relacionamentos.
Da mesma forma, o 6 contribui para o mundo a seu modo, freqüentemente realizando muita coisa sem grande esforço aparente, por que seu objetivo principal está voltado para o bem estar dos outros. O 6 tem uma índole tão boa que até em seu lado negativo é generoso... Com a tendência a se interessar demais pelo bem estar alheio.
Profissões favoráveis: Artistas, médicos e paisagistas.
7 – Netzech (A vitória)
O sétimo caminho é a inteligência oculta por que é o esplendor refulgente das virtudes intelectuais que são percebidas pelos olhos do intelecto e as contemplações da fé. A vitória. Eternidade e triunfo. A beleza e sua extensão. Amor sexual. A inteligência oculta. A vitória, ou seja, o triunfo eterno da inteligência e da justiça.
Na numerologia sabemos que após realizar as suas obras, o homem estabilizado sente a presença da força espiritual que o envolve exercendo influencia do espírito sobre a matéria. O número 7 auxilia a humanidade, o todo cósmico devido ao seu processo interior de ser sempre analítico e estudioso. Não se prende a um só conceito, rompendo as barreiras do tradicional e do pré-estabelecido, reconhecendo o valor do conhecimento como fator preponderante para a evolução individual e comunitária. É um número de força autoritária e de autocrítica preferindo a solidão como melhor conselheira.
A compreensão dos problemas do mundo e dos outros é a sua meta. Por isso, tornam-se idealistas com um alto grau de sensitividade e intuição. Analisar, resumir tudo em uma lista mental, o 7 não consegue parar de pensar. Elevado ao seu potencial mais alto, o sete pode inspirar os outros com idéias; no mais baixo pode ser a energia por trás de dogmas de mentalidade estreita. O perfeito intelectual na torre de marfim, o 7 é mais feliz quando o trabalho exige reflexão; direito, ensino, contabilidade. Um ano 7 é tão quieto como a vida que um 7 gosta, “nada de aborrecimentos”, de preferência uma refinada progressão de acontecimentos interessantes, é um ano de voltar-se para o espiritual, de análise de tudo relacionado a sua vida. Preso a rotina, o sete pode negligenciar os sentimentos dos outros e precisa mudar sua vida e modo de trabalho de vez em quando para evitar isso.
Profissões favoráveis: Professores, religiosos, escritores e inventores.

8 – Hod (O esplendor)
O oitavo caminho é chamado à inteligência absoluta ou perfeita, por que é o instrumento da inteligência primordial, que não tem raízes pela qual penetrar e descansar salvo nos lugares escondidos de Gedulah, de onde emana sua essência idônea. O esplendor. Hermes.
Comércio de boa sorte. Plano inferior das qualidades de Chokmah. A inteligência absoluta ou perfeita. A eternidade das vitórias do espírito sobre a matéria, do ativo sobre o passivo, da vida sobre a morte.
Na numerologia o 8 determina a evolução física, a expansão
pessoal ao todo. O sentido de “muitos” passou a ser de “todos” sem exceção. O número 8 desenvolve os trabalhos, delineando o progresso e mantendo a sua continuidade. A justiça é o que move este número, conservador, equilibrado (por que dobra o 4) e procura sempre fornecer maiores perspectivas de desenvolvimento material do homem. Seus alcances podem ser ilimitados, chegando a atingir níveis de expansão invejáveis.
Ação e conquistas são as obsessões do 8. Nada é feito pela metade e o fracasso é intolerável para um 8. Com energia de um homem de negócios autodidata, o 8 vive a vida inteira a toda velocidade. Como o 8 é agitado como um furacão, da mesma forma o ano do 8 trará para o mundo ação e resultados, ano do progresso material, melhorias financeiras e abundância. Infeliz se não está partindo para conquista de novos mundos, o 8 pode ser implacável com aqueles que o cercam. Ele precisa aprender que o equilíbrio na vida significa também ter a capacidade de diminuir o ritmo o bastante para aproveitar suas conquistas.
Profissões favoráveis: Industriais advogados e editores.

9 – Yesod (O fundamento)
O nono caminho é chamado à inteligência pura ou clara, por que purifica as emanações, prova e corrige o desenho de suas representações, e dispões da unidade com a qual estão desenhados sem diminuição ou divisão. A lua. A base fundamental do mundo físico. Toda medula, semente e energia reúnem-se neste lugar. Daqui surgem todas as potencialidades que existem. A alma do mundo. O inconsciente coletivo.
A inteligência pura ou clara. “A lua é um corpo morto, todavia
vivo, cujas partículas estão cheias de vida ativa e destrutiva, de forte poder mágico”. O fundamento, ou seja, a base de toda crença e toda verdade, que é o que chamamos em filosofia de ABSOLUTO.
Na numerologia o 9 representa a complementação final, o concreto que retira de si e oferta aos demais. O amor e a fraternidade são as metas principais deste número, a revelação de todos, o equilíbrio que leva ao sucesso garantido. Idealistas e altruístas, os regidos por estenúmero podem sofrer decepções constantes.
Tudo para todos, o 9 completa o ciclo dos números básicos contribuindo com alguma coisa para todos os outros. Embora ambicioso no sentido de buscar novas metas e apreciar o processo de alcançá-las, os 9 constantemente olham o aspecto mais abrangente a serão mais felizes num trabalho que permita satisfação de seu interesse pelos outros e de sua necessidade de buscar novos horizontes. Um ano de número 9 envolve a conclusão de todos os projetos do ciclo anterior, ano de finalizações, ano de se fazer um balanço de tudo, ano de finalizar tudo, é um período que exige doação e tolerância, ano de agir com sabedoria. O 9 deve ser cuidadoso para não se envolver em projetos demais, o que dilui e dispersa as energias.
Profissões favoráveis: Artistas, pedagogos, e viajantes.
10 – Malkut (O reino)
O décimo caminho é a esfera que representa a Terra. O reino. O mundo dos elementos. Matéria totalmente matéria. Nossos cinco sentidos enquanto cristalização das Sephirot anteriores. A virgem ou noiva. A esfera do mundo físico da matéria. Neschamoth – O Palácio Divino; onde habita a presença espiritual de Ayin Soph, como herança da humanidade e lembrança das verdades espirituais. É chamada de inteligência resplandecente. O reino é o Universo, é toda a criação, a obra e o espelho de Deus; a prova da razão suprema, a conseqüência formal que nos força a ascender às premissas virtuais, o enigma cuja palavra é Deus, ou seja, razão suprema e absoluta.
Além dos números básicos anteriormente vistos de 1 a 9 que são relevantes na numerologia, existem também os três números mestres, (11, 22 e 33) que também são levados em conta, mesmo sendo eles também reduzidos a um número básico. Como por exemplo, alguém nascido no dia 10 de fevereiro de 1952, (10/02/1952 à1 + 1 =2) seria assim tanto um 11 quanto um 2, já que o 11 além de valer por si mesmo, também é reduzido ao 2.
Considera-se que os números mestres sejam sinais de grande poder, visão e possivelmente realizações espirituais, sendo o 33, considerado até por alguns um numero se SUPERVIBRAÇÃO acima de todos os outros, isso por que os números mestres são todos os três de supervibração mais o 33 é o mais ato deles. E na Kabala, no alfabeto hebreu, como já foi dito anteriormente, os valores numéricos chegam também à casa das centenas.
Existe também na numerologia os chamados números carmicos, (13, 14, 16 e 19). Diz-se que esses são números sob a influencia direta do karma.
São vibrações que transitam entre as leis de causa e efeito, fazendo com que os seus regidos sofram mais testes e obstáculos do que os demais.
Os nascidos sob o efeito dos números carmicos ou resultados carmicos devem revisar o seu comportamento diariamente e pensar nas faltas que cometeram ao transgredirem as leis cósmicas naturais. São os números que necessitam de reconstrução espiritual e equilíbrio interior, avaliando os avisos constantes que o destino lhes dá. O karma não é permanente. Por isso, as experiências que passamos irão nos auxiliar no cumprimento do karma e conseqüentemente na libertação do mesmo.
Os números mestres:
Onze (11):
Determina uma supervibração positiva e mística. Dotado de um ressaltado poder de intuição e de inspiração aos demais, geralmente os regidos por esse número são sonhadores e hipersensíveis. Têm uma capacidade super desenvolvida para quase tudo o que se propões a realizar, por que o 11 deriva o 2 e contém duplo efeito de 1, que é a criação.
Visionário, o 11 anda com sua varinha mágica, tocando a vida dos outros. Ele pode aparentar estar trabalhando num emprego, ou fazendo produtos caseiros, mais ele detém a energia da transformação.
O elemento espiritual está sempre presente na vida de um onze, seja ele de natureza tranqüila e inspirada ou um professor declarado. Um ano 11 é repleto de transições, algumas delas tão sutis que somente mais tarde serão percebidas. Não sendo pratico, o 11 não percebe quando estão se aproveitando dele. Ele pode ser a vanguarda de novas tendências. Mal orientado, o onze pode ser elevado á desilusão, amargura e decadência.
Vinte e dois (22):
É um número de super vibração com equilíbrio necessário para as realizações, por que deriva o quatro, estabelecido da ação organizada do duplo efeito de dois. É um número realizador e construtivo para humanidade.
Poder. A combinação da praticidade com a magia, o 22 carrega um fardo tremendo porque qualquer coisa que faça causa um impacto muito maior do que todos os outros números. Capaz de grandes realizações no mundo, o 22 também pode melhorá-lo. Trabalhando sempre num nível onde é grande a responsabilidade de mau uso do poder, as tentações estão por todo o lado. A escolha entre a beneficência e a ostentação deve ser feita a cada dia. O negativo pode ser tão forte quanto o positivo, uma enorme responsabilidade. Um ano de número 22 é igualmente criativo e crucial.
Trinta e três (33): “Principal número de supervibração”
Representa força poderosa mística de elevação espiritual. Os seus regidos contém uma bagagem emocional e psicológica e também intelectual avançada que os eleva a um grau de consciência das mentes de níveis superiores.
Confiante, bondoso, idealista o 33 é simplesmente uma boa pessoa. Partilhando com o 6 a qualidade da benevolência, o 33 combina com sensibilidade e compaixão, o que pode atraí-lo para causas objetivas e dar a ele a habilidade de se sair bem em situações muito difíceis. Um ano 33 é um daqueles anos em que todos se engajam com o intuito de consertar o mundo e conseguir a paz. O 33 parece um santo? Ele é mesmo. Tão bondoso e com pouco senso pratico, pode ser mal  ompreendido e compreender mal outras almas menos ternas e corre o risco de ser extremamente sensível em conseqüência disso.
Os números cármicos
Treze (13):
Expressa e determina uma transformação imediata, sendo que os seus regidos sempre serão afetados materialmente.
Quatorze (14):
Determina um número de perdas materiais. Diferente do 13 que pode propiciar sucesso, o 14 liberta as tristezas e opressões para desenvolver o lado humilde e espiritual do ser humano.
Dezesseis (16):
Expressa acidentes, perdas, traições e inimigos. O 16 na vida ou no resultado qualquer adverte para a necessidade de desenvolver o lado cultural, adquirido conhecimentos pela vida imprescindíveis a evolução.
Dezenove (19):
Determina um bloqueio específico respectivo para testar a capacidade dos homens em resistir ou desistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

visitas do mundo